Sessão de cinema promovida pelo MPCE e apoiada pelo Sinsempece debateu questões raciais – ASSEMPECE | SINSEMPECE

Sessão de cinema promovida pelo MPCE e apoiada pelo Sinsempece debateu questões raciais

Com exibição do filme Pantera Negra foram levantadas questões étnicas de negros, indígenas, quilombolas, ciganos, umbandistas e candomblecistas durante sessão de cinema que ocorreu no último sábado, 27 de julho, no Shopping RioMar Fortaleza. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania) e apoiado pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece).

Na ocasião, temas como racismo, preconceito e participação social dos negros foram debatidos entre os participantes e Sandra Petit, mestra e doutora em Educação e coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses da UFC (Nace). A diretora de políticas institucionais do Sinsempece, Audrey Petrola esteve presente.

O técnico ministerial Lindemberg Bezerra de Menezes, destacou que o primeiro CineCidadania, permitiu reunir na mesma sala de cinema a Prof. Sandra Petit (NACE-UFC), o Procurador-Geral de Justiça, Plácido Rios, além de Procuradores, Promotores e servidores do MPCE em diálogo com a sociedade e com a participação de estudantes da rede pública de ensino. Para ele “foi uma experiência muito rica de troca através do debate, além de proporcionar para alguns estudantes a primeira oportunidade de ir a uma sala de cinema”, ressaltou.

O encontro também contou com o apoio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), por meio do Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras e do Comitê Gestor de Políticas Culturais Indígenas no Estado do Ceará; da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR); e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).