MANUAL APERFEIÇOARÁ TÉCNICOS MINISTERIAIS – ASSEMPECE | SINSEMPECE

MANUAL APERFEIÇOARÁ TÉCNICOS MINISTERIAIS

“Este dia é um marco para os órgãos de execução do Ministério Público do Estado do Ceará”. Foi o que disse o procurador-Geral de Justiça Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado ao anunciar o lançamento do Manual do Técnico Ministerial em solenidade de abertura do Curso de Aperfeiçoamento para Técnicos Ministeriais, na manhã de hoje (09/01), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.


De acordo com o entendimento do procurador-Geral, os interesses da Instituição devem prevalecer sobre os de seus agentes. “Portanto, as rotinas de trabalho devem estar institucionalizadas” – avisa, ao advertir os servidores que haverá dificuldades, cujos paradigmas deverão ser quebrados em prol desta renovação.
Ricardo Machado elogiou o trabalho esforçado da Comissão instituída para a elaboração do referido manual de rotinas, constituída por promotores de Justiça e servidores do Ministério Público. “Devemos ter consciência para efetivação deste manual que é um marco. Agradeço o esforço e o empenho dispensados ao longo destes anos no sentido de estabelecer esta conquista” – reforçou.
Na ocasião, o procurador-Geral de Justiça registrou a nomeação do promotor de Justiça Benedito Augusto da Silva Neto como novo diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), cujo desafio será o de imprimir sua identidade, contribuindo para uma ambiência do pensamento crítico ao chamado “grande laboratório” da Instituição. Em nome do Ministério Público cearense, Ricardo Machado rendeu homenagens de forma mais profícua à então diretora da ESMP, a promotora de Justiça Ângela Teresa Gondim Carneiro Chaves, oferecendo-lhe um ramalhete de flores.
A procuradora de Justiça e coordenadora do Planejamento Estratégico, Sheila Cavalcante Pitombeira, ressaltou a importância daquele momento por ser concretizada uma realidade com uma sequência harmoniosa dos fatos como eles devem ser. Para ela, o manual possui a representação dos bons hábitos, pelo coroamento de realizar o trabalho bem feito e participativo. “Registro a alegria como Ricardo conseguiu conduzir esse contexto. Se não planejarmos não conseguiremos realizar nossas metas. Se as rotinas não forem cumpridas, teremos um efeito devastador” – observou a procuradora de Justiça.
Além do procurador-Geral de Justiça, também compuseram a mesa diretora dos trabalhos a vice-procuradora Geral de Justiça, Eliani Alves Nobre; o secretário-Geral da PGJ, Francisco André Karbage Nogueira; a procuradora de Justiça Sheila Pitombeira; o diretor-Geral da ESMP, Benedito Augusto da Silva Neto; a promotora de Justiça Ângela Teresa Chaves; os promotores de Justiça Hérton Ferreira Cabral, Léo Junqueira Ribeiro de Alvarenga, Élder Ximenes Filho e Francimauro Gomes Ribeiro e o servidor representante da Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (ASSEMPECE), Germano Sousa de Castro.