Sinsempece convoca eleições para Delegados Sindicais – ASSEMPECE | SINSEMPECE

Sinsempece convoca eleições para Delegados Sindicais

O Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece), por meio do seu presidente em exercício, Tony Távora, convoca a partir de hoje (05) as eleições para escolha dos Delegados(as) Sindicais do Sinsempece. O prazo para indicações irá até o dia 30 de outubro.

A escolha para Delegado Sindical se dará da seguinte forma. As Delegacias Sindicais deverão se reunir e realizar uma votação para eleger seu Delegado. Qualquer servidor filiado ao Sinsempece poderá participar da eleição em sua respectiva regional. Cabe às Delegacias a utilização do sistema eletrônico, que deverá ser solicitado ao sindicato. Em caso de empate, a escolha do candidato se dará pela filiação sindical mais antiga. O candidato que obtiver mais votos ao final do pleito, deverá encaminhar um documento assinado por pelo menos metade dos filiados presentes na votação ao Sinsempece. Caso a Delegacia não apresente um representante até dia 30 de outubro de 2018, caberá à Diretoria do Sinsempece a escolha.

O Delegado Sindical caracteriza-se pela atuação como intermediador entre sindicalizados e sindicato, mobilizando e articulando as partes para participação nos assuntos que se referem a categoria, tendo papel primordial em pautas, propostas e encaminhamentos a serem discutidos em assembleia. O Delegado também debate sobre a oportunidade do exercício do direito à greve, além de negociações coletivas. Torna-se também atribuição do Delegado promover reuniões dentro de sua competência, buscando uma melhor organização e articulação de assuntos que busquem atingir objetivos institucionais do Sinsempece.

O diretor financeiro do Sinsempece, Polycarpo Leite, ressalta a importância do processo de escolha do Delegado Sindical. “A participação dos colegas é extremamente importante, pois essas delegacias serão instâncias de atuação no sindicato, sem o desgaste provocado pela exposição. Com isso o Sinsempece busca a participação democrática da categoria, seja para ajudar no processo de luta sindical, seja para sugerir mudanças e formação de pauta. As delegacias visam identificar e reconhecer as lideranças locais, aproximando-os do Sinsempece”, comentou.

Polycarpo também falou sobre o sistema eletrônico de votação, ferramenta utilizada pelo Sinsempece para facilitar a participação dos sindicalizados nas assembleias. “Com o sistema de voto eletrônico, essas delegacias tornam-se fundamentais para que os colegas se organizem e discutam as pautas antes das assembleias e assim possam votar de maneira mais consciente. O delegado torna-se o porta-voz daqueles que não tenham condições de estar na assembleia física, mas que acompanham pela internet”, disse.
Acompanhe aqui o edital de convocação e aqui a regulamentação.