Informe Sinsempece sobre reforma da previdência, democratização do MP e regulamentação dos cargos em comissão – ASSEMPECE | SINSEMPECE

Informe Sinsempece sobre reforma da previdência, democratização do MP e regulamentação dos cargos em comissão

No Informe Sinsempece de hoje (27), o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (Sinsempece), Tony Távora, e o diretor financeiro da entidade, Polycarpo Leite, comentam sobre os últimos dias de agenda em Brasília.

Na sexta-feira (22), houve participação e interações buscando o debate  referente à reforma da previdência, como também participação de atos públicos em rua com a mesma temática. No sábado, a participação se deu na Assembleia Geral da Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp), plenário do fórum do Ministério Público e a eleição da nova diretoria da Ansemp. Em paralelo as atividades, também houve a plenária da Federação nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp), onde também foi escolhida a nova direção da entidade. Na terça-feira (26) , a direção do Sinsempece participou de intensa mobilização no congresso nacional, acompanhando os desdobramentos da reforma da previdência. Também no Congresso, os 23 estados da federação mobilizaram a campanha em prol da democratização do Ministério Público.

No Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Polycarpo Leite comenta o encontro com colegas de outros estado sobre a proposta de resolução do conselheiro Valter Shuenquener, que trata sobre a disposição de criação cargos em comissão. Pela proposta, a quantidade de cargos em comissão deve ser até 50% dos cargos efetivos. Hoje a lei estadual assegura que no preenchimento dos cargos em comissão, 50% serão destinados a servidores efetivos.