Não basta não ser racista, é preciso ser ANTIRRACISTA! – ASSEMPECE | SINSEMPECE

Não basta não ser racista, é preciso ser ANTIRRACISTA!

ANSEMP/FENAMP Antirracista
Não basta não ser racista, é preciso ser ANTIRRACISTA!(*)

O racismo estrutural é secular no Brasil. São profundas até hoje as consequências da escravidão em nosso país. Fomos a última nação do continente a abolir esse abominável e cruel regime econômico e de relações sociais. Completamente desamparados, os negros não tiveram qualquer política pública de integração à sociedade, tendo que lutar contra todo preconceito para conquistar algum espaço na sociedade.

Diversos estudos apontam as extremas desigualdades econômicas, sociais e culturais em relação aos negros no Brasil, embora representem 56% da população, segundo o IBGE. Os dados são ainda mais críticos quando relacionados às mulheres negras. Em todas as instâncias de poder e representatividade do Estado brasileiro são minoria, assim como nas cúpulas das grandes empresas privadas. Os índices de assassinatos aos jovens negros e encarceramento em massa são gritantes.

Apesar de alguns avanços, ainda estamos longe de termos uma sociedade racialmente igualitária. As atuais manifestações antirracistas pelo mundo são uma importante oportunidade para refletirmos a respeito do tema. Se incumbe ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, temos ainda mais responsabilidade sobre o estado da arte acerca dessa questão.

Por tudo isso, a Ansemp e a FENAMP se manifestam solidárias à causa antirracista e se comprometem, como entidades de classe, a atuarem em prol da igualdade racial nos mais diversos espaços de atuação.

VidasNegrasImportam, #BlackLivesMatter, #ANSEMP/FENAMPAntirracista
(*) Citação da ativista Angela Davis.